receitas da amizade
Venham conhecer o forum da amizade, depois de se registarem e apresentarem...descobre-se um mundo de coisas boas.

https://receitasdaamizade.forumeiros.com/f9-apresentacao
receitas da amizade
Venham conhecer o forum da amizade, depois de se registarem e apresentarem...descobre-se um mundo de coisas boas.

https://receitasdaamizade.forumeiros.com/f9-apresentacao
receitas da amizade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
receitas da amizade

um forum onde a melhor terapia para sermos felizes é a amizade um forum da amizade entre todas sem complicações, cartões......
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?

Ir para baixo 
+4
Belita
belinhagulosa
argas
vivie
8 participantes
AutorMensagem
vivie
amigalhaça
amigalhaça
vivie


Feminino
Número de Mensagens : 16663
Localização : portugal
hobbies : net...cozinhar...
Data de inscrição : 13/07/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 09:53

É impossível não acreditar no Pai Natal: afinal, desde praticamente o dia 30 de Agosto que o vemos a descer de todas as janelas, pendurado em todas as ruas, a orientar o trenó e mais as renas no átrio de todos os centros comerciais.


Se pensarmos bem, o Pai Natal tem uma missão sociológica: ritualmente, quem dá recebe algo em troca. É uma prova de igualdade. Dar sem receber é uma prova de amor (pensamos nós) mas é também uma prova da dependência do outro: e o Pai Natal vem precisamente suavizar essa violência simbólica.


O problema é quando se acredita a sério para lá da idade em que a fantasia e a realidade se confundem. Há idades em que se ‘engole' o homem das barbas a descer pela chaminé com a naturalidade com que se engolem sapatos de cristal e fantasmas debaixo da cama. Mas com o tempo, manter a lenda vai ficando cada vez mais difícil: e mais inútil. À medida que a criança cresce e o seu cérebro se desenvolve, as fronteiras entre fantasia e realidade vão ficando mais nítidas. É aí que começam as dúvidas. E é aí que, tão naturalmente como entrou a fantasia, deve entrar a verdade.


O problema são as resistências paternas. A maioria dos pais gagueja e resiste e fabrica ‘provas' e esperneia e faz tudo para provar que o Pai Natal existe, como se temesse que a criança não os respeitasse quando descobrisse que, raios!, o traste do barbudo afinal é um embuste! Há quem, em desespero, mantenha a ‘fé'. São as mais variadas versões de: ‘Meu filho, todos os 30 ateus da tua turma estão errados, diz-te a tua mãezinha que o Pai Natal existe sim, só que este ano o trenó tem um pequeno problema na fuselagem e não vai poder trazer-te a consola'.


Mas o desengano é fatal. Ou é um irmão mais velho numa cena de despeito. Ou é um colega que se ri na cara do inocente. Ou é uma voz debaixo das barbas brancas que se revela de súbito demasiado familiar...



E depois, quem traz os presentes?

O problema é que, quando temos cinco anos, acreditar ou não acreditar em sapatos de cristal e fantasmas não traz qualquer consequência prática, mas deixar de acreditar no Pai Natal... enfim... sabe Deus o que pode acontecer. Nem é bom pensar nisso. Na cabeça deles, a escolha é simples: ou se acredita nele, ou arriscamo-nos a passar a vida numa sombria sucessão de Natais sem presentes. Hoje vai o Pai Natal, amanhã se calhar vai a Fada dos Dentes...Lagarto lagarto lagarto.


Além disso, a criança pode sentir-se culpada por não acreditar. Como se, não acreditando, ela matasse o Pai Natal. Lembram-se do Peter Pan? "Por cada pessoa que não acredita em fadas, morre uma fada. Se acreditas em fadas, bate as palmas!" Elas lá vão batendo, obedientemente, ano após anos, até que a dúvida surge...


Pode ser duro cair do pedestal. Há quem escreva sentidas cartas ao Pai Natal (que dão imenso jeito aos pais), a dizer: "Crido painatal, eu cria alguns berincedos e senão timprotases tambai un peloche, techau." Há famílias que fazem grandes encenações, com o tio João a sair da sala à socapa antes de aparecer a ajeitar a barba de algodão e o carapuço vermelho.


Há as crianças que aceitam a história - e depois o desengano - de maneira mais ou menos pacata, mas há outras que esperneiam. Exigem ‘provas', pedem polaróides como prova de que o barbudo lá esteve, têm longas conversas agnósticas sobre temas como "Se ele desce pelas chaminés e já nenhuma casa tem chaminé, por onde é que ele entra?", "Se ele traz presentes para todos os meninos do mundo mas só para os que acreditam nele, os meninos chineses e árabes ficam sem presentes?", "Se ele só tem uma noite para levar presentes a todas as casas, como é que pode ter tempo para a) Levar tantos presentes, b) Ir a todas as casas, e c) Usar só um trenó?"


Uma boa resposta é devolver a bola: "O que é que tu achas?" Se ele disser: "Eu acho que ele não existe", é porque ele já está preparado para isso.


Há pais que obedientemente dão umas dentadas na bolacha e largam pegadas de cinza no chão e deixam bilhetes assinados: "Pai Natal, ho ho ho." E há filhos que se vão deixando convencer. Mas também há os que ressentem o ‘embuste'. Então foram enganadas todos estes anos? Geralmente, os ressentimentos surgem em crianças mais velhas, que não foram autorizadas a fazer o corte entre realidade e fantasia na altura certa, e que prolongaram a ‘crença' para lá do tempo natural. Conclusão: conte a história, mas nunca engane. Há uma grande diferença entre fantasia e embuste.



Da fantasia à realidade

Os pais têm 4 preocupações principais em relação ao Pai Natal: que as crianças se fixem tanto no barbudo que esqueçam o verdadeiro herói da fita, o Menino Jesus; que fiquem demasiado materialistas; que achem hipócrita o facto de os pais divulgarem qualquer coisa em que não acreditam, e, finalmente, que as crianças percam o sentimento de gratidão por quem lhes deu os presentes, que tanto custaram a ganhar.


Se pensarmos bem, nada disto é assim tão grave: saber a história no Menino Jesus não implica banir o Pai Natal, e se limitar a lista de presentes pedidos na carta e a enxurrada ‘trazida' pelo Pai Natal, não se arrisca a ter um materialista desenfreado à solta. Pode ainda pedir-lhe que agradeça ao Pai Natal: o que importa é que ele desenvolva o sentimento de gratidão.


Quanto à hipocrisia, nunca foi hipócrita acreditar nas fadas, porque o seria acreditar no Pai Natal? O que é hipócrita é não responder a verdade, seja em que circunstância for. Se tem um inquisidor à sua frente a fazer-lhe directamente a pergunta: "O Pai Natal existe?" é errado responder que sim.


Responder: "Ele existe no nosso coração" é demasiado metafórico. Eles querem respostas concretas: sim ou sopas. Responder que sim, que existe mesmo, então ele não viu a bolacha meio comida? Pode parecer piedoso mas é uma mentira, e se a criança é mais velha pode tornar-se alvo de troça na escola, e virar-se contra os pais. Conte a história sem precisão de provas. Se ele deixa de acreditar, deixa de acreditar, ponto final. Descobriu que debaixo da barba branca está o tio João? E depois?


Se ele pergunta, mais vale não perder tempo com bolachas meio-comidas e pegadas no quintal, e abrir logo o jogo: "Ele não existe de verdade, como nós existimos, mas existe como uma história divertida e poética e é por isso que a contamos", talvez seja uma boa resposta. Provavelmente, se ele já desconfia é porque já está preparado para ouvir a verdade.


E relaxe: desde que eles percebam que os presentes vão continuar a chegar, seja lá de onde for, as dúvidas metafísicas vão perdendo importância.

http://activa.aeiou.pt/artigo.aspx?contentid=075D8F17-6C54-4DB6-8395-F12A08EDA635&channelid=D00EF62C-A1C6-4E01-BC43-5FFEB8969838
Ir para o topo Ir para baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
argas
sweet mês
sweet mês
argas


Feminino
Número de Mensagens : 10705
Localização : Odemira
hobbies : Tempos livres? :|
Data de inscrição : 10/05/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 10:00

Muito interessante...

Bem, eu cá acho que vou dizer a verdade...quem dá as prendas somos nós...mas existiu um pai Natal...
Ir para o topo Ir para baixo
http://ostemperosdaargas.blogspot.com
belinhagulosa
rainha da amizade
rainha da amizade
belinhagulosa


Feminino
Número de Mensagens : 26108
Localização : marinha grande
hobbies : cozinhar e não sóooooooooo
Data de inscrição : 13/02/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 10:03

o diogo acreditou sempre no pai natal,até que descobriu nem ficou muito desiludido,e agoar vejo que faz o mesmo ao irmão...sempre que questionava dizia que só vinha a meninos especias como ele e blablabla
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com
vivie
amigalhaça
amigalhaça
vivie


Feminino
Número de Mensagens : 16663
Localização : portugal
hobbies : net...cozinhar...
Data de inscrição : 13/07/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 10:22

o meu nunca acreditou muito..dizia logo muito cedo que era um homem mascarado e que não gostava!
lol
Ir para o topo Ir para baixo
http://aculinariaeeu.blogspot.com/
argas
sweet mês
sweet mês
argas


Feminino
Número de Mensagens : 10705
Localização : Odemira
hobbies : Tempos livres? :|
Data de inscrição : 10/05/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 11:09

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? 271447
Ir para o topo Ir para baixo
http://ostemperosdaargas.blogspot.com
Belita
amigalhaças do forum
amigalhaças do forum
Belita


Feminino
Número de Mensagens : 1831
Localização : Braga
hobbies : Ler,passear com o marido e filhotes
Data de inscrição : 05/05/2009

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 11:10

Eu quando era miuda acreditei sempre no pai natal,quando descobri devia ter ai uns 9 anos,fiquei triste na altura mas nada desiludida,ainda hoje quando vejo um sebhor mascarado sinto alegria,o Diogo acreditou ate ao ano que passou,descobriu na escola porque lhe disseram,perguntou me eu expliquei e ele nao se mostrou nada triste,achou piada e aceitou nao dizer a verdade á irma,ela com 5 anos ainda acredita e tem receio...,adoro esta fantasia...
Ir para o topo Ir para baixo
http://espacodabelita.blogspot.com/
cesperança
protectoras da amizade
protectoras da amizade
cesperança


Feminino
Número de Mensagens : 7016
Localização : aveiro
hobbies : bolos decorados...a minha grande paixão
Data de inscrição : 24/06/2009

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyDom 03 Jan 2010, 15:55

o meu afonso com 5 anos ainda acredita e eu faço questao de alimentar esta ideia porque acho que aqui está a grande emoçao do natal.quando descobrir vou fazer os possiveis para lhe explicar da melhor maneira,mas enquanto durar que seja bom...
Ir para o topo Ir para baixo
http://sonhosdeacucar.blogs.sapo.pt/
Fenix
amigalhaças do forum
amigalhaças do forum
Fenix


Feminino
Número de Mensagens : 1580
Localização : maia
hobbies : digo depois
Data de inscrição : 12/08/2008

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptySeg 04 Jan 2010, 01:02

bem a minha filha acredita no pai natal, mas sabe que quem da os presentes somos nos, e um bocadinho confuso mas e assim, para ela nos compramos as prendas, e se ela nao se portar bem o pai natal vem e leva as prendas, se portar bem ele deixa uma prendinha..
Ir para o topo Ir para baixo
p_sequeira
sou mesmo amiga deste forum
sou mesmo amiga deste forum
p_sequeira


Feminino
Número de Mensagens : 550
Localização : centro
hobbies : Tempos livres ??!!
Data de inscrição : 06/11/2009

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptySeg 04 Jan 2010, 17:37

Os meus pais deixaram-me acreditar no Pai Natal durante muitos anos...até ao dia, ou melhor á noite que eu vi a minha mãe a colocar as prendinhas na arvore Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? 271447 Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? 271447

Com os meus filhos estou a fazer o mesmo...acreditam no Pai Natal, escrevem-lhe carta e o Pai Natal deixa-lhes uma carta de resposta, acho que faz parte da magia do Natal.

A minha filha mais velha, quando na escola ou amigas lhe diziam que o Pai Natal não existia, lá vinha ela perguntar-me e eu sempre lhe disse que existia sim, afinal até lhe deixava uma cartinha de resposta (tenho essas cartas todos guardadas), mas chegou o dia que tive de lhe contar, sim porque tive de lhe contar, já tava numa idade que corria o risco de ser gozada na escola, ficou um cadito desiludida pelo velhinho de barbas brancas afinal não existir.

Com ela mantenho a magia de Natal assim, compro sempre uma prendinha que coloco em baixo da arvore e ela sabe que é a dela e até pode saber o que é, mas existe a outra....aquela que escondo muito bem escondida (que ela sabe q existe, mas não sabe o que é) e que só a recebe na manhã do dia 25, juntamente com os irmãos, é essa a prendinha do Pai Natal as outras são as prendas que os pais compram para a noite de Natal.

E é assim que tenciono fazer sempre, haver uma prendinha surpresa na manhã do dia de Natal.

toinito toinito
Ir para o topo Ir para baixo
http://carinhosdamae.blogspot.com/
Belinha1981
protectoras da amizade
protectoras da amizade
Belinha1981


Feminino
Número de Mensagens : 3034
Localização : VISEU
hobbies : COZINHAR :D:*, ler, escrever, pintar, musica, cinema, etc e tal;)
Data de inscrição : 11/03/2009

Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? EmptyTer 05 Jan 2010, 10:20

eu acreditei no pai natal até aos seis anos... foi nessa altura k vi o meu pai a esconder uma bicicleta na garagem e dp no dia de natal kdo a vi na arvore, descobri logo k o pai natal afinal era o meu pai eheheheh
Ir para o topo Ir para baixo
http://docurasebelezuras.blogspot.com
Conteúdo patrocinado





Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty
MensagemAssunto: Re: Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?   Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Devemos dizer às crianças que o Pai-Natal existe?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Linha SOS Crianças

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
receitas da amizade :: BEBÉS-
Ir para: